INCLUSÃO | Mais de 800 alunos PCDs estão matriculados na rede municipal de ensino de Manacapuru em 2025
- Redação - Portal Foco
- 24 de abr.
- 2 min de leitura
A rede municipal de ensino de Manacapuru conta, neste ano de 2025, com mais de 800 estudantes com deficiência (PCDs) regularmente matriculados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), tem intensificado as ações voltadas à promoção de uma educação inclusiva, garantindo o direito à aprendizagem e à convivência escolar para todos.
O trabalho é coordenado pela Divisão de Educação Especial (DEE), ligada ao Departamento de Educação Urbana (DEURB), e conta com a atuação de uma equipe multiprofissional que atende diretamente nas escolas e junto às famílias dos estudantes.
Segundo a diretora da DEE, Dayane Andrade, a inclusão vai além da sala de aula.
“A DEE trabalha para assegurar e garantir a inclusão de educandos PCDs no sistema municipal de ensino. O trabalho é feito por meio da equipe multiprofissional, com psicólogos, assistentes sociais, professores de Libras, fisioterapeutas e outros. Atuamos diretamente nas escolas e com as famílias, principalmente”, afirmou.
Para garantir o atendimento adequado, mais de 300 profissionais, entre professores auxiliares e especialistas, já foram capacitados para atuar diretamente com os alunos com deficiência. Além disso, o município conta com 10 Salas de Recursos – espaços adaptados e equipados para o atendimento educacional especializado, que funcionam em parceria com os professores regentes.
Além do suporte pedagógico, a equipe multiprofissional realiza ações como palestras, rodas de conversa e orientações, tanto para os educadores quanto para pais e responsáveis. Também há articulação com órgãos da rede de proteção social, como CRAS, CREAS e Policlínica Municipal, para ampliar os atendimentos fora do ambiente escolar.
“Nós buscamos orientar, auxiliar, principalmente, as famílias na busca por esse atendimento fora da escola, para que a gente consiga alcançar a verdadeira inclusão. A equipe multiprofissional está diariamente nas escolas, prestando atendimentos aos alunos PCDs e apoiando os professores”, destacou Dayane.
As ações da SEMEC reforçam o compromisso da Prefeitura de Manacapuru com uma educação acessível, equitativa e inclusiva, onde nenhum aluno é deixado para trás.
コメント